A remuneração variável de uma equipe de vendas é um tema complexo que deve levar em conta diversas variáveis - táticas, operacionais e estratégicas - das quais depende o atingimento dos objetivos de curto e longo prazo da empresa.
Definir, quantificar e distribuir metas para a Força de Vendas de forma colaborativa permite que todos os níveis hieráquicos participem das decisões em seu escopo de atuação e cria um maior comprometimento com o objetivo a ser alcançado além de capturar logo na etapa de planejamento eventuais restrições táticas e operacionais.
O Sigame automatiza um modelo de governança que permite o desdobramento de metas de vendas de forma colaborativa para todos os níveis hierárquicos.
As metas podem ser tanto volumétricas, quanto financeiras ou de execução de mercado, alinhadas a uma Fotografia de Sucesso específica para cada tipo de ponto de venda, compondo um conjunto de KPIs que devem ser acompanhados e cumpridos pela Força de Vendas.
Os pontos de remuneração variável podem ser definidos de forma a “premiar” o atingimento acima da meta e pontos conquistados podem ser definidos por faixa de atingimento da meta ou “bateu levou”.
Após a definição das metas estratégicas a nível macro pelos gestores seniores da empresa, Sigame realiza os desdobramentos para todos os níveis hierárquicos, um por vez, agregando em cada nível os inputs táticos e operacionais em relação à capacidade de atingimento das meta.
Cada nível libera sua meta para o nível superior, que poderá aprovar ou rejeitar, enviando novamente para o nível subordinado para alterações. O acompanhamento do fluxo de aprovações se dá através de uma máquina de estados, em que cada usuário poderá ver a estrutura subordinada a ele e o status correspondente.
Relatórios Web são disponibilizados para toda a estrutura de vendas. As mesmas informações podem ser carregadas no “palm” do vendedor.
Com o Sigame, é possível automatizar todo o processo de gestão de remuneração variável da força de vendas garantindo alinhamento à estratégia da empresa.
O processo dura em torno de 3 dias e garante que todos os níveis participem da construção das metas de venda.
Sigame pode ser integrado a outras análises: